Início

Seja bem vindo a Colônia Witmarsum

Contatos

A formação da Colônia em julho de 1951, no município de Palmeira, resultou de um movimento colonizador espontâneo, realizado por reimigrantes menonitas, membros de um grupo religioso protestante surgido no século XVI na Europa, que tem o seu fundamento na palavra de Deus, ou seja, na Bíblia e no trabalho, e que anteriormente havia se estabelecido em Santa Catarina.

Ocupa inicialmente uma área de 7.800 há e compreende cinco núcleos de povoamento numerados de uma a cinco, dispostos em torno de um centro administrativo comercial e social, situado na sede da antiga Fazenda Cancela. Com a compra desta fazenda, a colônia foi organizada no sistema de vida comunitária e de terras comunais, porém atualmente as propriedades são individuais, com lotes rurais de 50ha. em média. Sua base econômica reside na agro-pecuária, desenvolvida sobretudo no setor da pecuária leiteira.

A comunidade possui um grupo de Dança Sênior que visa manter a tradição cultural através de atividades rítmicas musicais, que resultam em um melhoramento no desempenho corporal; corais que fazem parte das Igrejas Menonitas; bibliotecas na escola e nas igrejas; professores de música; grupos de teatro e o Museu Histórico, inaugurado em 15 de setembro de 1989, instalado na antiga casa grande da Fazenda Cancela, feita em madeira, numa construção de estilo europeu-italiano, tombada pelo patrimônio Histórico com acervo composto de móveis, objetos, fotos,  e equipamentos das colônias de Santa Catarina, da própria Witmarsum e da terra de seus antepassados da Rússia.

Fotos e Filmes

Casa de Férias Perlenhof

Chácara Beija-Flor

Confeitaria Kliewer

Pousada Campos Gerais

Pousada Katarina

Pousada Siebert

Restaurante Bauernhaus

Localização

Hino de Witmarsum

Museu de Witmarsum

 

 
 
 
 
 
 
 

©HOTUP-Software 2009